Farmácia Cidadã

O Projeto Farmácia Cidadã

Ampliação de acesso para usuários de medicamentos de alto custo no Estado.

O Projeto Farmácia Cidadã é um programa estadual administrado pelo Consórcio CIM Polo Sul e surgiu da necessidade de ampliar o acesso aos medicamentos e de aprimorar a qualidade dos serviços ofertados aos usuários de medicamentos de alto custo do estado.

A Farmácia Cidadã de Guaçuí completou 2 anos de existência no dia 04 de dezembro de 2021 e conta com 4 farmacêuticos presentes em período integral de funcionamento, 1 Assistente Social e 4 auxiliares administrativos. São contemplados aproximadamente 3.800 pacientes.

Os pacientes de Guaçuí são atendidos presencialmente de segunda a sexta, de 07:00 às 11:00 e também contam com o projeto "Remédio em casa", que tem por objetivo promover a entrega em domicílio de medicamentos que se enquadrem nos critérios de inclusão do serviço. Com esta iniciativa, espera-se reduzir o fluxo de pacientes nas unidades das farmácias, evitar deslocamentos dos usuários, propiciar comodidade aos pacientes com dificuldade de locomoção, estimular a adesão ao tratamento e, consequentemente, maior controle clínico.

fachada_farmacia_cidada_cut
farmacia_cidada_medicamentos

Além de pacientes de Guaçuí, a farmácia engloba mais 10 municípios: Alegre, Apiacá, Bom Jesus do Norte, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Ibitirama, Irupi, Jerônimo Monteiro, Muniz Freire, São José do Calçado.

Esse projeto vem trazer ao estado um conceito moderno em farmácia pública com maior disponibilidade de medicamentos, estrutura física adequada, ambiente climatizado, atendimento farmacêutico especializado, informatização, além da disponibilização de serviços pela internet e comunicação via torpedo.

Os medicamentos disponíveis nas Farmácias Cidadãs Estaduais pertencem ao Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) que consiste em uma estratégia de acesso a medicamentos no âmbito do SUS, caracterizado pela busca da garantia da integralidade do tratamento medicamentoso, em nível ambulatorial, cujas linhas de cuidado estão definidas em publicados Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) publicadas pelo Ministério da Saúde.

Mais informações acesse: https://farmaciacidada.es.gov.br

Farmácia Cidadã

Processo para Solicitação de Medicamentos

Para abertura do processo para Solicitação de Medicamentos, o paciente ou responsável legal deverá comparecer a uma Farmácia Cidadã Estadual de referencia de seu município residente, portando os seguintes documentos:

  • cópia da carteira de identidade ou certidão de nascimento
  • cópia do CPF (obrigatório)
  • cópia do comprovante de residência atual
  • cópia do Cartão Nacional de Saúde - Cartão SUS (solicitar na rede municipal de saúde)
  • Procuração, para representantes de usuários. Levar documento de identificação com a mesma assinatura da procuração e cópia do documento de identidade do representante. Clique aqui para o Modelo de Procuração.
  • Receita Médica - em duas vias, contendo o nome genérico do medicamento, concentração, posologia, tempo de tratamento, quantitativo mensal, carimbo, assinatura e data
  • LME - Laudo para Solicitação/Autorização de Medicamentos do Componente Especializado. É obrigatório o preenchimento de todos os campos pelo médico. (Clique aqui para preenchimento eletrônico)
  • Termo de Esclarecimento e Responsabilidade datado, carimbado e assinado pelo médico e pelo paciente
  • Exames necessários para abertura de processos e continuidade de acordo com os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas

Após abertura do processo, a solicitação será encaminhada para uma Comissão de Farmacologia e Terapêutica para avaliação dos documentos anexados, conforme os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas. Caso preencha os critérios de inclusão, a solicitação será autorizada para posterior dispensação do medicamento. Para continuidade do tratamento deverá ser feito pedido de renovação a cada três meses.

Outros programas mantidos pelo Consórcio Cim Polo Sul

Em parceria com o Governo do Estado