Farmácia cidadã de Guaçuí completa um ano de funcionamento

04 dezembro 2020
farmacia-cidada-1-ano

A Farmácia Cidadã de Guaçuí completa um ano de existência nesta sexta-feira (4) e foi a 12ª unidade implantada no Espírito Santo. Além da Farmácia Básica Municipal que oferece medicamentos básicos, Guaçuí conta com esse projeto, do Governo do Estado, que dá acesso a medicamentos especializados. Ela funciona na Rede Cuidar, no Centro da cidade, próximo à Unidade Básica de Saúde Central (UBSC) do município.

A Farmácia Cidadã, em Guaçuí, foi uma conquista dos municípios que compõem o Consórcio Público da Região Polo Sul (CIM Polo Sul), incluindo os 11 que são atendidos pela Rede Cuidar localizada no município, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Superintendência Regional de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim. Os municípios atendidos pela Rede Cuidar, além de Guaçuí, são Alegre, Apiacá, Bom Jesus do Norte, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Ibitirama, Irupi, Iúna, Jerônimo Monteiro e São José do Calçado.

Ou seja, hoje, a ampliação de acesso a esses medicamentos se tornou uma realidade para os 11 municípios da região do Caparaó. Assim como o aprimoramento da qualidade dos atendimentos ofertados aos usuários que utilizam remédios de alto custo no Estado. O programa traz um conceito moderno em farmácia pública com maior disponibilidade de medicamentos, estrutura física adequada, ambiente climatizado, atendimento farmacêutico especializado, informatização e desburocratização, além da disponibilização de serviços pela internet e comunicação via torpedo.

A coordenadora das Farmácias Cidadãs Estaduais, Laís Frigini Postay, lembra que, antes, os usuários eram atendidos pelo representante do município na unidade de Cachoeiro de Itapemirim. “Agora, eles têm toda a estrutura da farmácia disponibilizada”, afirma. Além disso, os usuários contam com o atendimento de quatro farmacêuticos, preseentes em período integral de funcionamento, um assistente social e quatro auxiliares administrativos.

Aproximadamente 3 mil pacientes são contemplados, totalizando 24.630 atendimentos neste primeiro ano. E os pacientes de Guaçuí e dos municípios vinculados à Farmácia Cidadã estão felizes e satisfeitos com o serviço prestado, como pode ser constatado na declaração da usuária Lúcia Maria Pirovani Castro, residente do município sede. “Na Farmácia Cidadã, em Guaçuí, recebi um atendimento de primeira linha, muito satisfatório, com horário marcado – não precisei esperar fila –, ambiente climatizado, profissionais muito simpáticos, prestativos, e consegui, sem custos, um medicamento que custaria, para mim, o valor de R$ 700,00”, conta. “Só tenho a agradecer, mas tenho consciência que, com os impostos que pago, tenho direito a receber a medicação, mas os impostos não pagam a simpatia, o sorriso e a agilidade das pessoas que me atendem”, completa.